10 passos fundamentais para ter uma boa saúde bucal
Ter a saúde bucal em dia exige muito cuidado e atenção. Desenvolver e seguir uma rotina pode ser essencial para garantir um sorriso bonito e saudável. Embora a higiene da boca e dos dentes seja um assunto abordado amplamente pelos meios de comunicação, ainda existem pessoas que não sabem como se prevenir. O resultado disso pode ser visto no aumento de doenças, infecções e problemas bucais. Para ter uma rotina de prevenção, elaboramos 10 passos fundamentais:
1 – Faça acompanhamento com dentista
Não restam dúvidas de que as consultas periódicas com um dentista de confiança aparece como um dos principais cuidados relacionados à saúde bucal. Com as orientações do profissional fica muito mais fácil manter um sorriso sadio. Uma pessoa saudável pode agendar a visita no período de 6 a 12 meses. Porém, aquelas que possuem doenças periodontais precisam ir, no mínimo, a cada 3 meses.
2 – Higienize a boca após as refeições
Realizar a correta higienização da boca após as refeições parece básico, mas, inevitavelmente, existem dúvidas relacionadas a esse cuidado. Só para exemplificar, são poucas as pessoas que sabem a ordem de uma limpeza eficiente. O fio dental precisa ser utilizado sempre antes da escovação. Apenas a partir desta ordem é possível remover a placa bacteriana que fica entre os dentes e prevenir doenças.
3 – Tenha atenção com a escova de dentes
Uma escova de dentes tem prazo de validade. Existe um consenso entre os profissionais da odontologia que a troca deve ser feita a cada três meses. Mas, nos casos das cerdas se deformarem antes mesmo deste prazo, a substituição precisa ser feita. Afinal, a remoção da placa dos dentes e gengivas fica prejudicada. Além disso, recomenda-se escovas com cerdas macias e acabamento arredondado de modo a não estragar o esmalte do dente ou ferir a gengiva.
4 – Cuide da saúde mental
O estresse pode prejudicar a saúde bucal de diversas maneiras. Dentre os efeitos mais diretos do adoecimento mental está a formação de aftas, sensação de boca seca e, principalmente, bruxismo. Ao longo da pandemia da Covid-19 os números de pessoas diagnosticadas com bruxismo chegaram a cerca de 40% da população. Essa tensão e movimento inconsciente de “ranger os dentes” pode causar desgaste, dor e ruptura do esmalte e estrutura dental.
5 – Uso responsável de produtos com flúor
A regularidade do uso de produtos de higiene bucal que contenham flúor ainda causa discussões no ambiente odontológico. Por essa razão, o mais indicado é perguntar ao dentista qual a quantidade que deve ser utilizada individualmente. Até porque, em alguns casos, a aplicação direta do produto deve ser feita em consultório.
6 – Alimente-se de maneira saudável
O modo como nos alimentamos impacta também na saúde bucal. Dietas ricas em açúcar e produtos gaseificados danificam consideravelmente o esmalte dos dentes. Dessa maneira, os deixa mais expostos e propensos à cárie. Para saber mais detalhes sobre essa relação, acesse o texto sobre como a alimentação afeta a saúde dos dentes.
7 – Diminua a ingestão de bebida alcoólica
Por mais que seja prazeroso curtir uma boa taça de vinho à noite, o hábito de ingerir bebidas alcoólicas traz prejuízos no médio e longo prazo. Esse efeito ocorre devido ao fato do álcool desidratar a boca e, consequentemente, reduzir a saliva, principal recurso de controle de bactérias na boca. Com essa redução, o ambiente fica mais propício aos efeitos negativos bacterianos que incluem mau hálito e formação de cáries.
8 – Não fume
Além de estar associado com a formação de câncer de boca e de estômago, o tabagismo causa doenças periodontais na gengiva e contribui para o mau hálito e dentes com manchas e aspecto amarelado. A nicotina presente nos cigarros é uma substância que causa dependência e precisa ser evitada para garantir longevidade e qualidade de vida, de modo geral.
9 – Fique atento(a) com a língua
Além das gengivas e dentes, é preciso manter uma rotina de higiene que cuide da língua. Em razão do seu formato e textura, caso não esteja devidamente limpa pode espalhar bactérias por toda a boca. A escova de dentes pode auxiliar na limpeza, mas o ideal é utilizar raspadores específicos para essa função.
10 – Use os dentes para morder e mastigar
Parece bobo, mas diante dos casos de fraturas nos dentes pelo uso indevido da dentição justifica a menção. Nesse sentido, sempre que surgir o ímpeto de utilizar os dentes para abrir embalagens ou quebrar algo, repense e utilize as ferramentas adequadas para o trabalho como, por exemplo, tesouras e facas.
No Instituto Aldo Saltini você encontra profissionais multidisciplinares e habilitados a desenvolver um completo cuidado com a sua saúde, as avaliações são gratuitas. Saiba mais informações sobre os serviços pelo nosso site.
Confira outros conteúdos no nosso blog e nos acompanhe no Facebook e Instagram para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde!