Quando a gengivoplastia é indicada?
A gengivoplastia é uma cirurgia estética que corrige comprometimentos estéticos do sorriso. Esse tratamento costuma ser indicado nos casos em que ocorre o “encobrimento” de parte dos dentes. Assim, consequentemente, gera o chamado “sorriso gengival”. Em uma explicação mais simples são aqueles em que a pessoa sorri e mostra uma grande extensão da gengiva.
Porém, da mesma maneira que trata o excesso, essa cirurgia também pode tratar a falta. Nos casos de retração da gengiva, quando há a exposição da raiz do dente, a gengivoplastia pode ser uma das aliadas no tratamento. Embora não seja agressiva, essa intervenção precisa ser realizada por um profissional especializado, de preferência um periodontista.
Mais do que um simples fator estético, as duas condições podem trazer prejuízos para a saúde bucal e qualidade de vida do paciente. Por essa razão, merecem atenção e cuidados. Ao sentir sensibilidade nos dentes ou até mesmo perceber dificuldade no uso do fio dental, em razão das gengivas mais aparentes, procure o seu dentista de confiança.
Função da gengiva
Você já parou para pensar sobre a importância da sua gengiva? Bom, saiba que ela é essencial para sustentar os dentes e proteger os ossos bucais. Por essa razão, inspira muito cuidado com higiene, trauma e lesões. Além disso, as variações da sua cor podem se associar aos sintomas de algum problema de saúde. Só para exemplificar, podemos citar a falta de vitamina C e a relação com o sangramento das gengivas.
COMO CUIDAR: Não existem segredos para garantir uma boa saúde gengival e bucal, mas, algumas instruções não podem ser negligenciadas. Confira as principais orientações:
- Não abuse da força durante a escovação;
- Escove seus dentes com leveza para proteger a sua gengiva;
- Use sempre o fio dental na sua higienização diária;
- Prefira enxaguantes bucais sem álcool e orientados pelo seu dentista;
- Não fume cigarros ou outros derivados;
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Visite o seu dentista regularmente.
Cirurgia e pós-operatório
Por ser uma parte essencial da plena saúde bucal, qualquer intervenção na gengiva deve ser feita de maneira planejada e com acompanhamento profissional. A retirada do tecido gengival não é complexa. O periodontista (cirurgião-dentista) faz a retirada do excesso com bisturi ou laser. Em razão do procedimento, não são feitos pontos cirúrgicos e não se desenvolvem cicatrizes.
Apesar de ser rápida e simples, a gengivoplastia tem um pós-operatório que exige cautela. O paciente deve, no período de uma semana, se alimentar com refeições leves de consistência pastosa ou sólida; evitar esforços físicos e ingestão de bebidas alcoólicas; utilizar a medicação e fazer a higiene bucal conforme orientação do dentista.
No Instituto Aldo Saltini realizamos esse procedimento e muitos outros. Aqui você encontra profissionais multidisciplinares e habilitados a desenvolver um completo cuidado com a sua saúde, as avaliações são gratuitas. Saiba mais informações sobre os serviços pelo nosso site.
Confira outros conteúdos no nosso blog e nos acompanhe no Facebook e Instagram para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde!