Principais tratamentos da endodontia
Entende-se como endodontia o diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a polpa dos dentes. De acordo com os especialistas Mahmoud Torabinejad e Richard Walton, os principais atendimentos partem das lesões que afetam a fisiologia pulpar. Na saúde bucal, a polpa oferece os nutrientes necessários para a produção da dentina e, inclusive, para que a própria polpa se mantenha íntegra.
O que a Odontologia conhece como polpa pode ser chamada popularmente pelo público leigo de “nervo”. A saúde dessa polpa sustenta a dentição e, por consequência, desempenha uma função de singular importância para a função mastigatória. A negligência desse cuidado pode acarretar em dores, infecções, febre e, inclusive, a perda do dente.
Tratamento de canal
O tratamento de canal é indicado sempre que uma cárie profunda causa trauma ou fratura grave no dente. Nessas circunstâncias é comum que ocorram lesões, necroses ou inflamações no “nervo” (polpa). O paciente costuma identificar a doença por causa de uma dor espontânea e incômodo ao longo da mastigação e consumo de alimentos gelados ou quentes.
O procedimento para reverter o quadro clínico e proporcionar mais saúde e qualidade de vida é simples, ainda que complexo. Nós produzimos um artigo específico sobre o passo a passo do tratamento de canal no nosso site que pode te servir como leitura complementar. Apenas saiba que para conduzir esse tratamento é indispensável contar com um profissional capacitado e experiente.
Implantes endodônticos
Se você não sabe qual a diferença entre os implantes endodônticos de um implante dentário convencional, não se preocupe. Na implantologia, se substitui o dente e a sua raiz por peças fabricadas. Nos tratamentos de endodontia, por sua vez, existe uma preocupação em preservar o dente presente. Ou seja, tende a ver as extrações dentárias como último recurso. Com o avanço das tecnologias empregadas nesta ciência, os implantes endodônticos (TX Endo) ficaram mais refinados.
Um estudo publicado na Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial mostrou que o sucesso desse tratamento em um dente vital é de 93%. Caso desenvolva patologia apical o sucesso diminui para 82%, caso seja órtogrado vai para 80% e Rtx cirúrgico retrógrado leva a eficiência para 74%. Após testes comparativos entre implantes endodônticos com os convencionais, concluíram que o sucesso depende diretamente de fatores biológicos e individuais. Assim, reforça a importância de uma completa anamnese para definir o tratamento mais adequado.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais detalhes sobre o cuidado com a saúde bucal? Então você vai adorar o nosso texto sobre os benefícios da reabilitação oral. Não deixe de conferir!
No Instituto Aldo Saltini, além de encontrar profissionais multidisciplinares e habilitados para desenvolver um completo cuidado com a sua saúde, as avaliações são gratuitas. Saiba mais informações sobre os serviços pelo nosso site. Confira outros conteúdos no nosso blog e nos acompanhe no Facebook e Instagram para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde!