O que você precisa saber ao implantar um dente
Implantes dentários fazem parte dos principais procedimentos da reabilitação oral que devolve funcionalidade, qualidade de vida e estética para os pacientes. Por envolver um certo nível de complexidade deve ser realizado apenas por um cirurgião-dentista. Afinal, esse profissional terá a habilidade necessária para identificar a melhor forma de conduzir o processo e, consequentemente, assegurar um prognóstico positivo.
Quando implantar um dente?
A perda total ou parcial dos dentes pode ocorrer por inúmeros motivos. Dentre os fatores mais comuns na odontologia estão as cáries, infecções, acidentes e periodontites. A ausência, mesmo que de apenas um dente, pode desencadear um verdadeiro comprometimento da saúde bucal do paciente. Além de prejudicar a mastigação, estudos associam a falha na dentição com o comprometimento na fala e dores como no transtorno de ATM (articulação temporomandibular).
Por isso, o mais indicado é que o implante seja feito tão logo ocorra o trauma e/ou perda do dente. No caso de queda instantânea, recomenda-se fazer a higienização, sem tocar na raiz, e guardar em um recipiente limpo e com soro fisiológico até chegar em uma clínica odontológica especializada em implantologia. O tempo é o fator-chave para o sucesso desses casos. Mas, caso não funcione, o cirurgião-dentista pode optar pelo implante com próteses.
Agora, quando um paciente teve perda parcial ou fez uso de dentaduras, o processo de implante pode ser mais demorado. Tudo porque quando a dentição foi comprometida por um longo período, corre-se o risco da formação óssea ter regredido. Com isso, antes de fazer a implantação será necessário realizar um enxerto ósseo para que a prótese dentária possa ser fixada.
O bruxismo é outra condição bucal que pode contribuir para o alongamento do tratamento. Por esse motivo, implantar um dente está longe de ser um procedimento simples. Porém, em contrapartida, possibilita um retorno à normalidade para cada paciente que sofre com danos em sua dentição. Além disso, possui longa duração. Estima-se que uma prótese implantada possa durar quase duas décadas.
Tipos de implantes
De modo geral existem seis formas de implantar um dente. Com o implante único, por exemplo, faz-se a fixação de um pino de titânio no local do dente perdido. No duplo, por sua vez, há a fixação de dois pinos e encaixe de uma coroa entre as próteses. Quando o implante duplo é feito para próteses totais, a prótese será fixada na gengiva. Na modalidade ósseo integrado a fixação ocorre no osso maxilar. Mas, também pode-se optar pelos modelos protocolo e overdenture que fazem parte das próteses fixas.
Cada caso exigirá uma completa anamnese e exames complementares indicados pelo cirurgião-dentista de sua confiança. Apenas assim, será possível descobrir qual tipo de implante é o mais indicado para a sua condição. Aqui no Instituto Aldo Saltini temos profissionais multidisciplinares habilitados para desenvolver uma verdadeira reabilitação oral. Caso queira mais informações sobre os nossos serviços, acesse o nosso site ou leia o conteúdo do nosso blog para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde!
- cirurgião-dentista
- dentadura
- dentista
- implantar um dente
- implante de dente
- implante dentário
- prótese dentária