Motivos para investir na reabilitação oral infantil

Motivos para investir na reabilitação oral infantil

reabilitação-oral-infantil

O sorriso de uma criança é repleto de encanto e força. Não por acaso são capazes de alegrar até mesmo os dias mais difíceis. No entanto, ocorrem situações em que os pequenos são expostos a agentes nocivos à saúde bucal. Assim, as “temidas” cáries surgem e trazem consigo inúmeros transtornos e malefícios. A depender dos danos na cavidade dentária, apenas a reabilitação oral infantil conseguirá devolver funcionalidade e estética. 

No entanto, não são apenas as cáries as responsáveis pela perda precoce dos dentes decíduos. “A ausência de dentes também pode ser atribuída a casos de avulsão dentária e causas congênitas como amelogênese imperfeita e displasia ectodérmica hipoidrótica (HED)”, conforme explica Mariz (2018). Nesses casos em que o bebê nasce com a propensão a ter falhas na dentição, as próteses infantis surgem como boas alternativas para assegurar a qualidade de vida na infância. 

 

Cárie precoce

As cáries na infância são uma questão de saúde pública no Brasil. A amostra nacional feita pela Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, feita em 2010, demonstrou um aumento evidente no número de dentes decíduos cariados em crianças de até 5 anos de idade. Segundo Daniezi et.al. (2015), esses índices reforçam a necessidade de ações preventivas, pois assim como nos adultos, essa condição se caracteriza pela danificação da cavidade dos dentes e todos os prejuízos consequentes. 

A cárie precoce ocorre quando se percebe uma ou mais superfícies cariadas em crianças com menos de 6 anos. As principais causas estão relacionadas com a incorreta higienização bucal e maus hábitos alimentares. Além da dor pungente, o dente com cárie pode desencadear abscessos, má oclusão e outras doenças bucais. No caso específico das crianças, o estado nutricional também acaba prejudicado. Isso porque o desconforto atrapalha o sono e a alimentação. 

 

Reabilitação oral infantil 

Mais do que apenas garantir que as crianças continuem sorrindo livremente, a reabilitação oral infantil possibilita a restauração da função mastigatória e demais funcionalidades essenciais para a qualidade de vida. Além de todos os benefícios desse tratamento, Mariz (2018) ainda lista o desempenho fonético, a prevenção de maus hábitos orais e de possível perturbação psicológica. 

A perda de um ou mais dentes de forma natural durante a troca para a dentição permanente, usualmente, causa bullying entre as crianças. Mas, quando a perda do dente decíduo é prematura e causada por cáries ou condições congênitas, os efeitos psicológicos podem ser ainda maiores. Com isso, o tratamento dos dentes decíduos com obturação ou a inserção de próteses infantis garantem a saúde dos pequenos por completo.  

Em estudos clínicos práticos e da literatura acadêmica, os benefícios obtidos a partir da reabilitação oral infantil são significativos. De tal forma que além de melhorar a mastigação e nutrição do organismo, as crianças também apresentam um bem-estar psicológico após o tratamento. 

 

O Instituto Aldo Saltini investe em um novo conceito de cuidado que alia odontologia, saúde e estética! Continue acompanhando nosso blog para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde! Nos acompanhe também nas redes sociais Facebook e Instagram

 

FONTES

DAINEZI, Vanessa Benetello; INAGAKI, Luciana Tiemi; VARANDA, Thais; PASCON, Fernanda Miori; PUPPIN-RONTANI, Regina Maria. Reabilitação estética e funcional na primeira infância: relato de caso. IN: Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.69 no.4, São Paulo Out./Dez. 2015.

MARIZ, Emanuelle Vieira. Reabilitação oral em odontopediatria: o Estado da Arte. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2018.

Compartilhar:

Agendamento online no WhatsApp