Mitos e verdades sobre harmonização orofacial
A harmonização orofacial se caracteriza por um conjunto de técnicas empregadas para devolver saúde e estética. Nos últimos anos esse procedimento começou a se popularizar graças a personalidades da mídia e das redes sociais que passaram pelo tratamento. Entretanto, muitos boatos surgiram em torno das técnicas envolvidas e, inclusive, dos profissionais habilitados a realizarem esse método. Por isso, preparamos esse texto com os principais mitos e verdades. Confira:
Dentistas não podem fazer harmonização
MITO. A prática de harmonização orofacial é autorizada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução 198/2019). O profissional habilitado deve ser um cirurgião-dentista que atenda todos os requisitos que versam a normativa. Com isso, podem utilizar toxina botulínica, preenchedores faciais, fazer intradermoterapia, laserterapia, lipoplastia facial, bichectomia e cirurgias para correção dos lábios e demais procedimentos competentes da área de atuação e em estruturas afins.
Harmonização deixa todo mundo com a mesma “cara”
DEPENDE. Como falado acima, existem muitas regras para que um profissional possa, de fato, conduzir um procedimento funcional e estético como esse. Entretanto, assim como em outras áreas, a qualidade do serviço prestado tem relação direta com profissionalismo e competência. Um cirurgião-dentista habilidoso e experiente vai saber conduzir o tratamento de forma a ressaltar a beleza natural do paciente, sem causar deformidades ou assimetrias inconvenientes. Logo, consegue entregar resultados naturais e de amplo potencial estético.
Esse tratamento também ajuda nos casos de dor
VERDADE. Os benefícios encontrados com a harmonização orofacial ultrapassa a questão estética. A toxina botulínica aplicada no botox, por exemplo, é uma poderosa aliada no tratamento de enxaquecas. O sucesso dessa técnica foi amplamente divulgado, após comprovação da eficácia pela Faculdade de Medicina de Wisconsin, nos Estados Unidos.
É um procedimento perigoso porque envolve cirurgia
MITO. Dentre as técnicas que podem ser associadas e aplicadas neste método estético estão os fios de sustentação. Em outro artigo aqui no site falamos sobre essa técnica super moderna que revolucionou a forma de rejuvenescer os rostos com o mínimo de invasão. Em outras palavras, significa que é possível fazer uma harmonização sem utilizar os riscos de uma cirurgia estética. Porém, a depender da complexidade e da necessidade do paciente, pode-se utilizar técnicas mais invasivas, mas que são conduzidas pelo profissional indicado e habilitado.
Então, gostou dessas informações? Ficou com alguma dúvida sobre outros mitos e verdades sobre harmonização orofacial? Mande a sua dúvida pelas nossas redes sociais Facebook e Instagram. Por lá também compartilhamos alguns casos clínicos aqui do Instituto Aldo Saltini e falamos sobre as principais novidades do mercado. Para mais informações sobre odontologia, saúde e estética continue acompanhando nosso blog.
- botox
- estética
- fios de sustentação
- harmonização orofacial
- peeling
- rejuvenescimento
- toxina botulínica
- tratamento