Manchas nos dentes, como tratar?
As manchas nos dentes são sempre um incômodo, e muitas vezes são inevitáveis, nosso dia a dia é cheio de pequenas “armadilhas” que com o tempo podem manchar os dentes de forma definitiva, o que acaba nos levando aos tratamentos dentais, como o clareamento, que trazem de volta a coloração mais branca, deixando de lado o famoso e temido sorriso amarelo. Mas antes de procurar ajuda, é bom ter em mente que existem diferentes tipos de manchas dentais, e é sobre isso o tema do nosso blog de hoje.
Manchas Extrínsecas
As manchas extrínsecas, como o nome já diz, são as manchas presentes na parte mais superficial dos dentes. Elas atingem apenas o esmalte, cuja função é proteger a parte macia do dente, a dentina. Apesar de ser a parte mais dura dos dentes, o esmalte entra em contato direto com todos os alimentos e com seus pigmentos, o que com o tempo é natural que ele as absorva, causando o que chamamos de manchas extrínsecas, as consideradas mais fáceis de serem tratadas.
Manchas Intrínsecas
Quando o esmalte não consegue mais proteger a parte macia dos dentes, os pigmentos atingem a dentina, e causam o que conhecemos de manchas intrínsecas. A dentina já é naturalmente mais escura e amarelada, diferentemente do esmalte que tende a ser mais branco. Quando o esmalte se desgasta, seja pelo tempo ou pela higiene inadequada, os pigmentos dos alimentos acabam por atingir a dentina.
Por ser uma camada mais interna do dente, o processo de clareamento tende a ser mais difícil, mas não impossível, com o tratamento correto você terá a coloração dos seus dentes restaurada.
Manchas do tempo
O tempo naturalmente desgasta os nossos dentes, e ocorre a junção do processo de manchas que vimos anteriormente, o esmalte fica mais fino e a dentina tende a ficar cada vez mais escura, ou seja, naturalmente seus dentes ficam mais amarelados, e esse processo independe da nossa higiene bucal diária. Mas como nas manchas intrínsecas, elas também podem ser tratadas.
Hoje há vários tratamentos que conseguem trazer de volta a coloração do seu sorriso, mas para ter o melhor resultado, é preciso ter os melhores profissionais fazendo esse acompanhamento. Deixe seu sorriso amarelo no passado, marque sua avaliação no Instituto Aldo Saltini.
Continue acompanhando nosso blog e também nossas redes sociais, que estão cheias de dicas para te ajudar a manter seu melhor sorriso! Facebook e Instagram.