Lente de contato dental: o que você precisa saber

Lente de contato dental: o que você precisa saber

lente de contato dental

Ter um sorriso estilo “capa de revista” ficou muito mais fácil com o uso de lente de contato dental. A Odontologia moderna utiliza de maneira completa e conectada os equipamentos de última geração capazes de acelerar todo o processo que envolve a transformação de um sorriso. Isso significa reconhecer que tratamentos outrora demorados, podem ser desenvolvidos em até 24 horas. 

Obviamente, para que o procedimento odontológico seja eficiente, qualificado e rápido se torna indispensável o investimento em técnicas e aparelhagem. A combinação entre a experiência e know-how do cirurgião-dentista e do protético com a preciosidade e agilidade das máquinas garante o sucesso do protocolo. Por essa razão, é necessário estudar e analisar cuidadosamente a clínica e o profissional que será responsável pela cimentação da lente de contato dental. 

Assim como na maioria dos tratamentos de saúde e estética existe uma relação direta entre a habilidade do especialista e a satisfação do paciente/cliente. Quando a questão envolve as lentes, por exemplo, suscita uma latente preocupação com o desgaste dos dentes. Há alguns anos artistas como a cantora Simaria (da dupla Simone & Simaria) ganharam mídia ao mostrarem a perda parcial da dentição no processo. 

Casos como esse associaram no imaginário do público as lentes de contato com a deterioração do dente. Entretanto, o procedimento, ao contrário das facetas de porcelana, exige um desgaste mínimo como falamos anteriormente no nosso site. As peças, portanto, possuem de 0,2 – 0,5mm de espessura. Em outras palavras, são ultrafinas e apenas “abraçam” o dente impactando em uma verdadeira melhora visual. 

 

Quando surgiu a lente de contato dental?

Alguns estudiosos apontam que as primeiras lentes de contato surgiram nos Estados Unidos por volta de 1985. Porém, a tecnologia da época não era avançada o suficiente para que o tratamento fosse, de fato, vantajoso. Com isso, apenas na década seguinte, em 1990, os laboratórios começaram a estudar outras formas de garantir uma rápida e definitiva maneira de transformar sorrisos. 

Em resumo, por ser um procedimento recente, ainda mais quando comparado a outros cuidados da Odontologia, exige muito estudo e tecnologia de ponta. Em razão disso, o cirurgião-dentista Dr. Aldo Saltini (CRO-GO: 6655) montou no Instituto Aldo Saltini um laboratório de última geração para fabricação própria de lentes. 

 

Como funciona

Para uma concreta e positiva transformação do sorriso o recomendável é seguir o fluxo 100% digital. Ou seja, tudo começa com um scanner bucal que registra todos os detalhes da boca do paciente, de modo a formular peças personalizadas. Em seguida, fabrica-se o mock-up que, resumidamente, consiste no teste-drive do sorriso. A partir dessa prova são feitos ajustes de posição, função e cor. Posteriormente, segue-se a fabricação da lente de contato dental. 

No Instituto Aldo Saltini, equipamentos de engenharia alemã garantem a agilidade do processo. Já as habilidades da equipe protética asseguram um acabamento de alto padrão, feito à mão. O resultado não poderia ser outro que não um sorriso natural feito a partir do que existe de mais moderno em uma clínica odontológica. 

Ficou com alguma dúvida sobre o procedimento de colocação de lentes de contato dental? Temos um outro texto no nosso site que pode ser bastante útil! Clique aqui para ler. 

Aqui, você encontra profissionais multidisciplinares e habilitados a desenvolver um completo cuidado com a sua saúde, as avaliações são gratuitas. Saiba mais informações sobre os serviços pelo nosso site. Confira outros conteúdos no nosso blog e nos acompanhe no Facebook e Instagram para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde!

Compartilhar:

Agendamento online no WhatsApp