Harmonização orofacial: saiba mais sobre esse tratamento
Mais do que deixar o sorriso em dia, a odontologia agora garante um verdadeiro equilíbrio estético e funcional da face. Por meio da Resolução 198/2019 o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica e, assim, assegurou a realização desse tratamento que corrige imperfeições e ressalta a beleza natural dos pacientes.
A popularização dos procedimentos estéticos aumentou consideravelmente a procura por tratamentos que preservem a juventude do rosto e o deixe mais harmonioso. Isso porque ficou evidente que não existe uma receita ou um procedimento padrão que funcione em todas as pessoas.
A estética orofacial tornou possível uma análise que considera aspectos das funções básicas odontológicas e dos traços faciais. Como a saúde e estética bucal são partes indispensáveis nesse processo, a mudança proporciona uma completa melhora na aparência.
Quais são os benefícios da harmonização orofacial?
A harmonização orofacial é indicada nos casos em que existe a necessidade de restabelecer as funções orais, mastigatórias ou respiratórias, em harmonia com a remodelagem estética. Dentre as funcionalidades odontológicas o tratamento atende demandas que compreendem a restauração da mastigação, correção da mordida e posição dos dentes, diminuição de crises de dor de cabeça e da articulação da mandíbula, além de contribuir na melhora de alergias e da apneia do sono e aumentar o estímulo de respiração pelo nariz.
Como funciona?
O procedimento varia de acordo com necessidade e preferência de cada pessoa. O cirurgião-dentista, além de avaliar as estruturas do rosto, sorriso e das arcadas dentárias, considera as queixas do paciente durante o planejamento estratégico personalizado capaz de atender os objetivos dentários e faciais. E essa é uma das grandes vantagens de optar pela harmonização orofacial, uma vez que o tratamento prioriza as particularidades do indivíduo, de forma a amenizar as assimetrias e aperfeiçoar as proporções faciais. O conjunto das ações garantem um aspecto jovial e equilibrado.
Técnicas utilizadas na harmonização orofacial
Na estratégia de deixar o rosto mais harmonioso, algumas técnicas já conhecidas dos tratamentos estéticos são utilizadas. Por exemplo, a bichectomia (redução da gordura das bochechas), o preenchimento labial e aplicação de fios de sustentação. Apesar da toxina botulínica ser a mais utilizada, existem outras alternativas como o ácido hialurônico, bioestimuladores, plasma rico em plaquetas e os fios de polidioxanona (PDO).
Vantagens estéticas
Os preenchedores suavizam as expressões e rugas faciais. Mas, ao atuarem em conjunto com as técnicas odontológicas aperfeiçoam o rosto melhorando desde pálpebras caídas, bigode chinês e lábios caídos. Outros benefícios são relacionados com as chances de corrigir até pequenas falhas na curvatura nasal por meio da bioplastia de nariz. O cirurgião-dentista pode então acessar um arsenal de procedimentos. Um dos mais comuns é o microagulhamento que ativa a formação de colágeno e devolve a firmeza da pele. Assim, consegue-se alcançar a satisfação e melhorar a autoestima do paciente.
Continue acompanhando nosso blog para se manter atualizado sobre todas as novidades nos tratamentos odontológicos e estéticos. Nos siga também nas redes sociais: Facebook | Instagram.
Fonte: Terra e Boa Consulta