Além da estética: dentes tortos podem afetar sua saúde

Além da estética: dentes tortos podem afetar sua saúde

Além da estética dentes tortos podem afetar sua saúde

É comum que pessoas com dentes tortos sintam vergonha de sorrir abertamente. Assim, acabam inibindo o riso ou cobrindo o rosto com as mãos sempre ao sorrirem. Isso ocorre porque o nosso imaginário de um sorriso bonito exige que os dentes estejam brancos e perfeitamente alinhados. 

 

Os benefícios estéticos da correção do posicionamento dentário são amplamente conhecidos, mas você sabia que esse tratamento também previne e trata outras complicações? O nosso corpo funciona como uma grande máquina e quando uma das peças destoa das demais, ocorre o efeito cascata.  

 

No caso específico das posições dentárias, o desalinhamento pode causar até mesmo crises de enxaqueca e dores nas costas. Entenda mais como a dentição influencia a sua saúde no blog desta semana. Porém, antes de falarmos sobre as consequências dos dentes mal posicionados, conheça os fatores que contribuem para a formação de dentes tortos. 

 

Por que os dentes ficam tortos?

São diversas as causas do mau posicionamento da dentição. Dentre os principais motivos estão os fatores genéticos, surgimento de dentes maiores que a base óssea, perda precoce ou tardia dos dentes de leite (decíduos) e presença do siso (terceiro molar). 

 

Hábitos culturais como o uso contínuo e prolongado de chupeta, ou sucção do dedo, durante a primeira e segunda infância também se associam aos fatores que causam o desalinhamento dentário. Os dentes tortos podem ainda ser reflexo de problemas respiratórios, uma vez que a literatura médica correlaciona distúrbios na amídalas e adenóide ao mal desenvolvimento facial e bucal. 

 

Quais as consequências?

O problema mais associado aos dentes tortos são de ordem estética. Pela influência negativa na relação do indivíduo com a autoestima, os malefícios desse desalinhamento podem causar até mesmo dores nas costas. Os incômodos na coluna são gerados devido ao desequilíbrio causado pelos dentes nas articulações e que, por consequência, interferem na postura. 

 

Além disso, quando os dentes não se encaixam corretamente acabam por gerar um distúrbio em toda a funcionalidade da face. A articulação temporomandibular (ATM) é uma das mais afetadas e, ao ser prejudicada, desenvolve enxaquecas, dores de cabeça e de ouvido. E as complicações não param por aqui. Problemas no alinhamento dentário comumente dificultam a higienização da área, contribuindo para proliferação de cáries, gengivite e mau hálito.  

 

Prevenção e tratamento  

Assim como outros problemas dentários, a visita periódica ao dentista atua como uma ferramenta poderosa na prevenção do desalinhamento dos dentes. Essa atenção também deve englobar a fase adulta porque além de existir a possibilidade do surgimento dos sisos, algumas formações de dentes tortos, mesmo que não atrapalhem esteticamente, podem estar associados a distúrbios como as dores na cabeça e nos ouvidos. 

 

O tratamento corretivo é feito com a indicação e acompanhamento de um ortodontista e pode ser feito com aparelhos dentários fixos ou removíveis. O modo como o tratamento ortodôntico de alinhamento dos dentes influencia a estética e funcionalidade da saúde bucal é indicativo da complexidade do nosso organismo. Não basta apenas cuidar de um dos aspectos. É preciso cuidar do todo! 

 

Por isso, o Instituto Aldo Saltini investe em um novo conceito de cuidado que alia odontologia, saúde e estética! Continue acompanhando nosso blog para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde! Nos acompanhe também nas redes sociais Facebook e Instagram

Compartilhar:

Agendamento online no WhatsApp