Cuidados indispensáveis no pós peeling
O peeling e cuidado com a pele são grandes tendências estéticas de 2020. Logo, a época das maquiagens pesadas e verdadeiros “rebocos” ficou no passado. Como substituta, assumiu a já famosa “skincare”. Esse conceito, em resumo, representa a atenção com a limpeza e hidratação da pele, especialmente da face. A aparência clean e bem-cuidada se tornou um grande objetivo estético.
Dessa maneira, aumentou de modo considerável a procura por procedimentos estéticos, dos quais o peeling merece destaque especial. Os resultados obtidos com essa técnica são surpreendentes e capazes de tratar os mais diversos casos. Além de amenizar marcas de acne facial, também podem ser utilizados para rejuvenescimento, tratamento de melasma e muito mais.
Tipos de peeling
Com o avanço tecnológico, novas formas de tonificar e tratar a pele através do peeling chegaram ao mercado e tornaram possíveis os diversos tratamentos da pele que mencionamos anteriormente. Com isso, o peeling químico utiliza substâncias diferentes – e adequadas – a cada procedimento. Só para exemplificar, quando o objetivo é prevenir o envelhecimento precoce, o mais indicado é utilizar ácido ferúlico. Essa base provoca a produção de colágeno na região, ao mesmo tempo que protege dos raios ultravioleta.
Entre os químicos utilizados nesse procedimento estão o ácido glicólico e salicílico (ideal para tratar cicatrizes de espinhas) e o retinóico (super eficiente no clareamento facial). O fenol é, sem dúvidas, o produto mais antigo a ser associado a esse tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estima-se que ele seja utilizado há aproximadamente 100 anos. Entretanto, sua indicação demanda avaliação cardiológica, visto que existe o risco de efeitos colaterais.
Cuidados pós peeling
Sabendo que o peeling só pode ser feito após criteriosa avaliação de profissional adequado, podemos falar sobre os cuidados indicados para o pós peeling. O mais importante – e, consequentemente, indispensável – é o uso de filtro solar. A pele submetida a esse tipo de tratamento fica extremamente sensível e consideravelmente mais fina. Logo, demanda um cuidado extra para evitar o aparecimento de novas manchas e até mesmo queimaduras. Se possível, evite luz solar e alta iluminação artificial durante 15 dias.
Outra dica de ouro é colocar, na região tratada, compressas frias de chá de camomila ou erva doce. Isso contribuirá para amenizar a irritação e diminuir a vermelhidão, característicos do pós peeling. Manter o rosto hidratado também é super importante. Não abra mão de utilizar os cremes mais indicados para o seu tipo de pele, tampouco de fazer a higienização de maneira correta.
Gostou das nossas dicas? Saiba que o Instituto Aldo Saltini investe em um novo conceito de cuidado que alia odontologia, saúde e estética! Continue acompanhando nosso blog para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde! Nos acompanhe também nas redes sociais Facebook e Instagram.