Conheça os melhores tratamentos com botox da atualidade
Cada vez mais os procedimentos de botox com aplicação de toxina botulínica se tornam populares. No Brasil, ele é um dos mais favoritos, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). A preferência por esse tratamento é tão grande que fomenta discussões sobre uma possível substituição das agulhas pelo bisturi quando o objetivo é melhora estética. Embora a SBPC duvide que essa mudança se consolide, não restam dúvidas de que o botox se consolidou no mercado pela preferência popular.
Como funciona o botox?
Produzido a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, o botox é uma proteína que, quando aplicada no músculo, consegue bloquear os sinais nervosos. Por essa razão, sua finalidade estética é amplamente explorada, visto que impede a contração da musculatura e proporciona uma redução das linhas de expressão e rugas. Entretanto, os efeitos da injeção dessa substância não são permanentes. Ao passo em que sai do organismo, as rugas reaparecem.
Saúde bucal
Além de todos os benefícios estéticos como o rejuvenescimento e harmonização facial, o botox também pode incorporar os meios de se tratar condições clínicas de saúde bucal. O bruxismo é um dos casos mais evidentes. Um paciente com bruxismo costuma ranger ou pressionar a mandíbula de forma involuntária e, por consequência, sofre de dores musculares agudas e, em algumas situações, o dente chega a quebrar ou se desgastar.
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento do bruxismo deve ser feito em uma consulta clínica com profissional habilitado. A aplicação da toxina botulínica é realizada na musculatura da articulação temporo-mandibular e minimiza os quadros e crises da condição. Se você costuma acordar com dor na mandíbula ou nos dentes, procure seu dentista ou uma orientação especializada.
Hiperidrose
O suor excessivo, além de incomodar, causa um desconforto social imenso. Não são raros os casos em que pessoas com essa condição limitem saídas de casa por vergonha da hiperidrose. A literatura médica reconhece ao menos dois tipos: a Hiperidrose primária focal e a secundária generalizada. As principais diferenças estão no fato de que a segunda costuma se apresentar na fase adulta, com suor durante o sono e em diversas áreas do corpo.
Uma das formas mais eficientes de tratar essa doença é com a aplicação de toxina botulínica purificada na região com maior incidência de transpiração excessiva. O procedimento pode ser feito na axila, mãos ou pés e funciona como uma barreira temporária da sudorese. Portanto, precisa ser aplicada em média a cada seis meses para garantir a eficiência do tratamento.
Enxaqueca
Você sabia que o botox também pode ser utilizado para amenizar crises de enxaqueca? Essa doença é uma das mais comuns da sociedade e causam inúmeros prejuízos nas relações sociais, pessoais e financeiras. Conforme dados disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBCefaléia), a enxaqueca é uma doença que pode acometer 20% das mulheres e até 10% dos homens.
Embora o tratamento dessa doença crônica seja complexo, a aplicação de toxina botulínica pode ser uma valiosa aliada. Em 2012, começou a ser divulgado pela imprensa o sucesso dos estudos da Faculdade de Medicina de Wisconsin, nos Estados Unidos, no atendimento de pacientes com enxaqueca crônica. Desde então, passou-se a ser um meio eficiente para proporcionar mais qualidade de vida aos indivíduos.
No Instituto Aldo Saltini você encontra profissionais capacitados a trabalhar botox para fins estéticos e de saúde. Para agendar uma consulta, acesse o nosso WhatsApp. Continue acompanhando nosso blog para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde! Nos acompanhe também nas redes sociais Facebook e Instagram.