Como a alimentação afeta a saúde dos dentes

Como a alimentação afeta a saúde dos dentes

alimentação saúde dos dentes

Para manter o equilíbrio da saúde dos dentes, e a bucal como um todo, se torna fundamental uma atenção multidisciplinar. A alimentação, por exemplo, possui uma posição estratégica e fundamental, especialmente, para quem procura ter uma dentição forte e saudável. Porém, embora seja importante, essa relação, por muitas vezes, acaba sendo negligenciada no cotidiano.

Você certamente deve ter uma noção da associação de causa e efeito do consumo exagerado de doces com o surgimento de cáries. Isso ocorre devido ao composto do açúcar, chamado por sacarose, ser um verdadeiro condutor de um processo de fermentação bacteriana na boca. Em outras palavras, quando se come ou ingere uma bebida açucarada, forma-se um ácido que afeta a superfície do dente e cria o ambiente favorável para o aparecimento de cáries. 

Mas, não se preocupe. Isso não significa, necessariamente, que não se deve jamais consumir alimentos doces. Até porque os carboidratos refinados como o pão de forma, também desencadeiam a mesma reação. A solução, nesses casos, é manter a alimentação equilibrada e desenvolver o hábito de escovar os dentes após o consumo de quaisquer alimentos que interfiram na saúde bucal. 

 

Benefícios dos alimentos para os dentes 

Da mesma maneira que existem antagonistas no cuidado com a saúde dos dentes, também tem aqueles que protegem e fortalecem a dentição. O Ministério da Saúde em seu Guia Alimentar da População Brasileira cita essa associação e, inclusive, traz alguns alimentos recomendados para o aumento do cálcio no organismo. São eles o brócolis, repolho, couve e o tofu (queijo de soja). Além dessas, outras vitaminas, minerais e elementos são capazes de beneficiar a saúde bucal. 

 

➥ Prevenção da periodontite

Essa inflamação pode causar danos estruturais no dente e, eventualmente, a sua perda. A melhor maneira de prevenir esses casos é com a visita periódica ao dentista. No entanto, o consumo de peixes, linhaça e chia ajudam na produção de células-tronco no ligamento periodontal, conforme estudo realizado no Forsyth Institute, aliado com a Harvard School of Dental Medicine. 

 

➥ Combate à placa bacteriana

Caracterizada por uma camada de bactérias e restos de comidas, as placas bacterianas deixam o ambiente propício para o surgimento de tártaro, cáries e gengivite. Entre as ações preventivas está a visita ao dentista, escovação ao menos 3 vezes ao dia, uso correto do fio dental e uma alimentação equilibrada. Frutas, verduras e cereais são ricos em fibras e, portanto, auxiliam na proteção dos dentes e diminuem a ação das bactérias na boca. 

 

➥ Fortalecimento dos dentes

Se os alimentos fortalecem o sistema imunológico como um todo, acabam por influenciar na qualidade da dentição. Muito além dos alimentos ricos em cálcio, deve-se também aliar à rotina o consumo de Vitamina D (presente no salmão), principal responsável pela absorção do cálcio nos dentes e ossos. Pepino e castanhas são outras poderosas aliadas que valem a pena serem inseridas na dieta. 

Então, achou esse assunto interessante? Saiba que aqui no Instituto Aldo Saltini temos nutricionistas capacitados para te atender de maneira completa. Conheça os nossos tratamentos

Aqui, você encontra profissionais multidisciplinares e habilitados a desenvolver um completo cuidado com a sua saúde, as avaliações são gratuitas. Saiba mais informações sobre os serviços pelo nosso site. Confira outros conteúdos no nosso blog e nos acompanhe no Facebook e Instagram para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde!

Compartilhar:

Agendamento online no WhatsApp