Clareamento dental a laser ou caseiro: qual escolher?
Dentes brancos são um dos requisitos para um belo sorriso e, por isso, a procura por clareamento dental aumenta cerca de 30% ao ano, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Ao mesmo tempo, viralizam na internet dicas caseiras que recomendam o uso de limão, bicarbonato, carvão e casca de laranja para o branqueamento dentário. Mas será que esses tratamentos funcionam? Vale a pena se arriscar?
Sorriso mais branco em um passe de mágica?
Por mais que o clareamento seja um procedimento odontológico relativamente simples, exige o conhecimento de técnicas de avaliação e conservação para assegurar a segurança e efetividade do tratamento. A exposição constante aos agentes abrasivos encontrados no limão, bicarbonato de sódio, carvão e na casca da laranja, causa hipersensibilidade e danos permanentes no esmalte do dente. Nos casos mais graves de desgaste, a única saída são os tratamentos com lentes e facetas de porcelana.
Antes de fazer o clareamento dental em casa, é indispensável consultar um dentista de confiança, pois nem todas as pessoas podem ser expostas a esse tratamento. Quem tem problemas gengivais, com sangramentos ou inflamações, por exemplo, não devem passar pelo procedimento para não agravar a situação. Quando essas “receitas milagrosas” começaram a se popularizar, o CFO emitiu uma nota alertando os perigos desses métodos amadores e não supervisionados. Portanto, fuja desse tipo de “esquema”!
Clareamento no consultório
Na segurança de uma clínica especializada em clareamento dentário, o profissional garante um sorriso mais bonito. O tratamento com uso de laser intensifica a recuperação das áreas manchadas e o branqueamento dos dentes como um todo, garantindo a diminuição de pelo menos dois dons. O cirurgião-dentista utiliza um gel clareador que possui a formulação ácida capaz que quebrar as partículas de pigmento encontradas nos dentes amarelados. E, para potencializar os resultados clínicos a laser, indica produtos para o paciente utilizar em casa sob supervisão.
Dicas de manutenção em casa
Siga essas recomendações para que seus dentes fiquem brancos por mais tempo:
- não fume! o cigarro é um inimigo da sua saúde e ainda deixa seus dentes amarelos
- escove os dentes, pelo menos, três vezes ao dia
- não se esqueça de usar fio dental e enxaguante bucal
- evite café, refrigerantes e vinhos (mas se não tiver como, escove os dentes logo depois que terminar de bebê-los ou use canudos)
Continue acompanhando nosso blog para se manter atualizado sobre todas as novidades nos tratamentos odontológicos e estéticos. Se achou nosso artigo interessante, compartilhe com seus amigos e nos siga também nas redes sociais: Facebook | Instagram.
Fonte: Veja e Revista Saúde
novembro 7, 2015 1:33 am /
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus hendrerit. Pellentesque aliquet nibh nec urna. In nisi neque, aliquet vel, dapibus id, mattis vel, nisi. Sed pretium, ligula sollicitudin laoreet viverra, tortor libero sodales leo, eget blandit nunc tortor eu nibh. Nullam mollis. Ut justo.
novembro 7, 2015 1:34 am /
Hi There,
Donec nec justo eget felis facilisis fermentum. Aliquam porttitor mauris sit amet orci. Aenean dignissim pellentesque felis.
novembro 7, 2015 1:35 am /
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Phasellus hendrerit. Pellentesque aliquet nibh nec urna. In nisi neque, aliquet vel, dapibus id, mattis vel, nisi. Sed pretium, ligula sollicitudin laoreet viverra, tortor libero sodales leo, eget blandit nunc tortor eu nibh. Nullam mollis. Ut justo.