Adoecimento mental e saúde bucal: o que você precisa saber

Adoecimento mental e saúde bucal: o que você precisa saber

saúde bucal

A pandemia causada pela Covid-19 expôs uma relação que poucas pessoas sabiam que existia: adoecimento mental e saúde bucal. Fato é que o estado psicológico e até mesmo os níveis de estresse influenciam na saúde dos dentes, gengiva e língua. No entanto, estudos recentes indicaram que o inverso também acontece. Isto é, a mente e a boca estão correlacionadas.

O Ministério da Saúde, por meio das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal fez saber que aspectos sociais e, inclusive, emocionais fazem parte das ações de proteção à saúde. Nesse sentido, com a chegada da campanha Setembro Amarelo, tem-se um cenário positivo para discutir a importância do acompanhamento multidisciplinar.

Inclusive, com a proposta de englobar diferentes aspectos do bem-estar, o Instituto Aldo Saltini montou uma estrutura plural. Em outras palavras, atendem na clínica profissionais de áreas distintas da saúde que vão desde cirurgiões-dentistas, nutricionistas até psiquiatras. Por essa razão, trouxemos alguns pontos que se relacionam entre o estado emocional/psicológico com a saúde da boca. 

 

Ansiedade 

Embora seja uma resposta fisiológica para eventuais riscos ou expectativas, existem níveis de ansiedade que prejudicam por completo a qualidade de vida do indivíduo. É comum que, nesses casos, ocorra prejuízo na rotina de higiene bucal. Assim, se aumenta os casos de inflamação na gengiva, cáries e desgastes causados por pressionar ou ranger os dentes. 

 

Estresse

Do mesmo modo que a ansiedade pode desencadear o “apertamento” dos dentes e maxilar, o estresse também é prejudicial. Muitos casos de bruxismo são reflexo dessa condição, como falamos anteriormente no nosso site. O estresse ainda faz com que a imunidade diminua. Com isso, cresce a chance de problemas com aftas e herpes. 

 

Distúrbio Alimentar

A relação com a alimentação precisa ser cuidadosamente observada. Pessoas com anorexia, bulimia ou compulsão alimentar podem ser duplamente vítimas. Afinal, além dos malefícios do adoecimento mental pode-se ter, ainda, grandes riscos de doenças bucais. Nesse caso o maior problema é a corrosão do esmalte do dente e a perda dentária. 

 

Insegurança

Lembra quando falamos que a saúde bucal também pode trazer prejuízos emocionais? Um deles é a insegurança. Uma pessoa que tem os dentes tortos ou possui falhas na dentição pode se sentir desconfortável de sorrir ou falar em público. Por consequência, acaba sendo consumida por uma insegurança que “freia” o seu avanço e desenvolvimento. 

Então, ficou com vontade de priorizar a sua saúde bucal? Leia a nossa matéria sobre 10 passos fundamentais para alcançar uma boa qualidade na saúde dos dentes e da boca. 

Sente que precisa de um check-up completo do seu sorriso, dente e estética? O Instituto Aldo Saltini é o lugar certo. Temos profissionais multidisciplinares e habilitados a desenvolver um completo cuidado com a sua saúde. Nossas avaliações são gratuitas. Saiba mais sobre os serviços pelo site

Além disso, confira outros conteúdos no nosso blog. Quem sabe você não descobre outras informações importantes? Nos acompanhe no Facebook e Instagram para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde! 

Compartilhar:

Agendamento online no WhatsApp