O estresse pode prejudicar a sua saúde bucal

O estresse pode prejudicar a sua saúde bucal

estresse saúde bucal

Que o estresse causa inúmeros danos psicossociais é de amplo conhecimento. Mas, você sabia que esse estado de nervos também pode prejudicar a saúde bucal? Essa relação se justifica pela queda na imunidade, o que desencadeia o surgimento de doenças e condições que agravam a qualidade de vida, inclusive, da boca e dentes. No Brasil, com a pandemia da Covid-19, o número de pessoas ansiosas e estressadas aumentou de forma expressiva. 

Segundo a pesquisa elaborada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 65% dos entrevistados afirmaram ter vivenciado momentos de raiva e sintomas somáticos – resultados de quadros de ansiedade. Metade das pessoas que participaram do estudo também alegaram sofrer com alguma alteração do sono. Esses dados revelam uma alteração no comportamento da população. Essa tendência aponta para um possível processo de contínuo prejuízo na saúde bucal de forma geral. 

 

Bruxismo 

O bruxismo acaba sendo um dos efeitos mais diretos do estresse sob a saúde bucal. Sua principal característica é a propensão do indivíduo ranger os dentes e “apertar” a mordida, pressionando com força toda a musculatura da mandíbula. Esse hábito pode ocorrer tanto durante o sono, quanto ao longo do dia quando em estado de alerta. Porém, são facilmente identificados por um profissional através da anamnese, visto que o paciente costuma sentir dor na região, e o desgaste da dentição e da mordida. Embora não tenha cura, o bruxismo pode ser tratado de forma a minimizar os seus efeitos. 

 

Aftas

Outra consequência do aumento dos níveis de estresse no organismo é o surgimento de aftas. Por serem bolhas dolorosas formadas no interior da boca, são de fácil diagnóstico. No entanto, essa questão também pode ser um fator perigoso, uma vez que o risco de automedicação e prejuízos aumentam de forma considerável. As aftas, apesar de parecerem inofensivas, precisam ser tratadas com profissional adequado para evitar, inclusive, novas ocorrências. 

 

Boca Seca

Sabe a impressão constante de sede e dor na região da boca, especialmente dos lábios? Pois bem, esses são apenas alguns dos sintomas que englobam a boca seca. Com a incidência de episódios de estresse, pode ocorrer a xerostomia –  que nada mais é do que o nome clínico para o ressecamento bucal. Essa manifestação é extremamente danosa para a saúde dos dentes, especialmente porque agrava o desenvolvimento de cáries e periodontite. 

Para evitar as consequências danosas do estresse, recomenda-se um alinhamento dos tratamentos psicológicos com os odontológicos. Dessa maneira, vai ser mais fácil voltar a sorrir para a vida! O Instituto Aldo Saltini investe em um novo conceito de cuidado que alia odontologia, saúde e estética! Continue acompanhando nosso blog para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde! Nos acompanhe também nas redes sociais Facebook e Instagram.

Compartilhar:

Agendamento online no WhatsApp