Aprenda como escolher a escova de dentes ideal
A escovação funciona como uma importante ferramenta de manutenção da higiene e saúde bucal e, por esse motivo, é preciso escolher a escova de dentes certa. A lógica por trás dessa relevância fica evidente quando se sabe que, aliado ao uso do fio dental, consegue-se eliminar as placas bacterianas. Assim, se previne o mau hálito, surgimento de cáries e outras periodontais.
Mas, além de ter o instrumento adequado para a higienização, não se deve negligenciar as orientações relacionadas com a quantidade de creme dental, frequência e manuseio. Ou seja, para uma correta escovação não é necessário colocar uma grande quantidade de pasta dental, o indicado é uma quantia parecida com o tamanho de um grão de bico. Para demais orientações, leia com atenção:
Cerdas
Existem pessoas que acreditam que quanto mais duras as cerdas, melhores são os resultados. Porém, na verdade, para uso geral recomenda-se a preferência por modelos mais macios. Por serem mais delicadas, conseguem fazer a limpeza sem ferir a gengiva, causar a retração gengival ou causar certo nível de desgaste no esmalte dos dentes.
Idade
É fato que cada faixa etária precisa de escovas adequadas. Ou seja, engana-se quem pensa que uma criança pode utilizar versões adultas. Desde o aparecimento dos primeiros dentinhos os pais e tutores devem iniciar a escovação. Profissionais da odontologia apontam as escovas pequenas, anatômicas com cerdas arredondadas e ultra macias como as mais indicadas para crianças de até 6 anos. Apenas a partir da adolescência as tradicionalmente usadas por adultos são recomendadas.
Formato
A indicação de formatos anatômicos também alcançam as melhores sugestões para as escovas nas fases jovem e adulta. Pessoas que mantiveram os sisos e possuem limitação na abertura da boca podem ter uma performance melhor com escovas menores e redondas. Quem não tem essas características pode comprar versões com a cabeça um pouco maior.
Tratamento ortodôntico
Ao longo do tratamento com aparelhos fixos o ortodontista costuma indicar escovas de dente apropriadas para fazer a correta higienização. A atenção às recomendações evita cáries, tártaro e demais prejuízos na saúde bucal. As cerdas de escovas para pacientes com aparelho fixo possuem um formato especial, em “v”, para limpar a sujeira que ficam próximas dos bráquetes e fios de aço. Pessoas que optaram pelo Invisalign, não passam por esse incômodo.
Duração
Se você faz parte daquele grupo de pessoas que compram uma escova e apenas fazem a troca quando elas estão altamente desgastadas, repense! A maioria dos profissionais recomendam a substituição a cada três meses, porém, esse tempo pode variar para mais ou menos. Tudo depende do nível de desgaste e/ou presença de fungos na ferramenta. Dessa maneira, assim que observar esses indícios, adquira uma nova escova.
Cuidados gerais com a escova de dentes
Embora tenha sido dito a importância da troca periódica, de no mínimo três meses, pessoas contaminadas pelo Covid-19 devem realizar a troca após a doença. A melhor maneira de armazenar a escova é em local protegido e sem contato com outras escovas. Logo, o ideal é utilizar protetores específicos. Outra dica de ouro é sempre secá-la após o uso, de modo a evitar fungos e bactérias.
No Instituto Aldo Saltini você encontra dentistas e profissionais multidisciplinares, habilitados a desenvolver um completo cuidado com a sua saúde, as avaliações são gratuitas. Saiba mais informações sobre os serviços pelo nosso site.
Além disso, confira outros conteúdos no nosso blog e nos acompanhe no Facebook, YouTube e Instagram para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde!