Julho Laranja: cuidados bucais para crianças
Os cuidados com a saúde bucal começam na infância. A campanha do “Julho Laranja” representa uma necessidade genuína de informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância das consultas ortodônticas e preventivas com relação à oclusão dentária. Em outras palavras, evidenciam que os tratamentos ortodônticos podem começar ainda na dentição mista e, assim, garantir uma melhor performance e eficiência no prognóstico.
De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a primeira avaliação com ortodontista pode começar a partir dos 6 anos de idade. Essa atenção precoce acaba sendo fundamental para intervir em casos de elevada complexidade terapêutica. Nessas situações, o tempo é precioso. Ou seja, quanto antes o tratamento começar, melhores são os resultados obtidos.
Ortodontia na infância
A terapia ortodôntica com crianças de 5 e 6 anos de idade serve para que o ortodontista, em diálogo com o odontopediatra, consiga acompanhar, analisar e auxiliar a troca dos dentes e o desenvolvimento da face. Logo, não é preciso esperar que ocorra toda a troca dos “dentes de leite” para começar esse acompanhamento.
Quando se negligencia as consultas com o ortodontista na infância, perde-se uma importante janela de oportunidade para tratamento. Com o avanço dos estudos e técnicas odontológicas, percebeu-se que oclusões e disfunções na mordida entre o maxilar e a mandíbula apresentam uma melhor performance quando tratados ainda na fase de desenvolvimento/crescimento.
Profissionais que atuam na área de ortodontia são, portanto, os mais indicados para fazer a prevenção com as crianças. Só para exemplificar, a partir dos 6 anos pode-se começar a corrigir mordidas abertas ou cruzadas e orientar quais hábitos são saudáveis e quais devem ser evitados. Tal medida contribui para afastar quaisquer chances de deformidades dento-esqueléticas que sejam difíceis de corrigir.
Campanha Julho Laranja
Desde 2019 a comunidade da Odontologia, Odontopediatria e Ortodontia atuam de maneira conjunta para conscientizar sobre os cuidados ortodônticos preventivos para crianças. Com o acompanhamento correto feito com um ortodontista de confiança são tratadas oclusões dentárias causadas pelo crescimento das arcadas; mordidas cruzadas e abertas que afetam o crescimento funcional e estético; e a ausência de espaço para os dentes permanentes que podem gerar reabsorções.
O desalinhamento dos dentes, como falamos anteriormente, desencadeiam uma série de problemas de saúde que interferem diretamente na autoestima e qualidade de vida. Em resumo, a campanha “Julho Laranja”, confirma que prevenir continua sendo a melhor opção, sobretudo quando se trata de saúde bucal. É mais simples, tranquilo e, inclusive, econômico a médio e longo prazo.
Para saber mais informações sobre o cuidado odontológico em crianças, confira nosso texto aqui. No Instituto Aldo Saltini você encontra profissionais multidisciplinares e habilitados a desenvolver um completo cuidado com a sua saúde, as avaliações são gratuitas. Saiba mais informações sobre os serviços pelo nosso site.
Confira outros conteúdos no nosso blog e nos acompanhe no Facebook e Instagram para se manter informado(a) sobre as principais novidades do mundo da saúde!